Qual o sabonete ideal para dar banho nos bebês?

Um dos momentos mais divertidos e prazerosos para os pais é sentir aquele cheiro de bebê após banhá-lo. Uma etapa bastante importante é a escolha do sabonete infantil. Porém, diante de uma prateleira lotada de produtos, como saber qual a melhor opção para a criança?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que não se pode dar banho na criança com sabonete adulto, conforme explica o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros. “Os sabonetes para adultos contêm ingredientes mais agressivos, uma vez que sua pele já se adaptou ao meio ambiente, tendo desenvolvido uma série de defesas”, diz.
Além disso, a pele dos bebês é extremamente sensível e pode facilmente sofrer irritação. “Por esse motivo, é importante acompanhar de perto pequenas alterações que possam ocorrer”, aconselha o especialista. Ele reforça ainda que, além do sabonete, a temperatura da água (deve ser próxima à da pele do pequeno) e o tempo do banho (deve ser curto) também podem contribuir para o processo de irritação.
Uma das principais formas de saber se o sabonete escolhido é o mais indicado para o pequeno é checar se ele tem pH (nível de acidez) neutro, pois assim ele vai respeitar o pH natural da pele. Em relação à opção líquida ou de barra, o médico afirma que não há diferenças. “São os mesmos ingredientes. O importante é que o produto não contenha componentes agressivos à pele delicada do bebê”, assegura.
Vale ressaltar também que pediatras costumam recomendar os sabonetes mais adequados aos pequenos. Por isso, papais, busquem perguntar sobre isso nas consultas regulares ao médico e aproveitem ao máximo os momentos ao lado dos seus bebês. Eles são únicos e especiais.

Ano: 
2017
Data (D/M): 
segunda-feira, 1 Maio, 0000

Analytics